Corinthians fecha acordo para pagar financiamento da Neo Química Arena

O Corinthians, a Caixa Econômica Federal e a torcida organizada Gaviões da Fiel firmaram um acordo que viabiliza a criação de uma “vaquinha” para ajudar no pagamento do financiamento da Neo Química Arena. Após uma audiência na Central de Conciliação da Justiça Federal de São Paulo, nesta segunda (25), a expectativa é que a plataforma de doações esteja disponível para os torcedores a partir de dezembro, após alguns testes iniciais.

A ação será acompanhada por uma comissão fiscal independente, garantindo que os valores arrecadados sejam usados exclusivamente para o pagamento da dívida, sem risco de bloqueios ou penhoras. O Corinthians não terá acesso direto aos recursos para a Neo Química Arena, que serão geridos por uma plataforma de doações. A “vaquinha” terá duração máxima de seis meses, e, caso a meta de arrecadação seja atingida antes desse prazo, a campanha será encerrada.

Ex-jogadores e figuras ilustres do clube atuarão como embaixadores da campanha, que também contará com um memorial na arena. Neste espaço, serão gravados os nomes de todos os torcedores que contribuírem com mais de R$ 100.

A ideia da campanha de arrecadação coletiva superou resistências internas dentro da diretoria do Corinthians. Membros antigos da cúpula do clube estavam céticos quanto à viabilidade da “vaquinha” como solução para a dívida com a Caixa Econômica. No entanto, o clima agora é de otimismo, e os dirigentes acreditam que, mesmo que o valor total não seja alcançado, a arrecadação pode abrir portas para uma renegociação do financiamento com a instituição financeira.

Atualmente, o Corinthians paga apenas os juros do financiamento da Neo Química Arena, com vencimento para 2041. A partir de 2025, o clube começará a quitar também o valor principal da dívida.

Fonte: GE

Compartilhe