A inspiração, trajetória e sonho de Leo Fontes, narrador do BetBox tv; veja entrevista

Rosto mais do que conhecido de quem acompanha as transmissões ao vivo do BetBox tv, Leo Fontes é um narrador e comentarista que faz o seu dever de casa. Logo após a comandar a live que culminou na eliminação do Brasil no vôlei feminino, Fontes conversou com a nossa reportagem sobre a sua verdadeira paixão de vida: narrar e comentar esportes.

Antes mesmo de falar da trajetória, basta uma rápida olhada nas redes sociais do comentarista para entender sua rotina. Atualmente atuando como freelancer – em plataformas como Paramount+, Prime Vídeo e em jobs pontuais para BandSports e outros canais -, Fontes segue na premissa de entregar o melhor resultado.

Em papo com o canal das bets, ele garante que o mais desafiador da rotina não é somente adequar a agenda de transmissões, mas ter a capacidade de narrar diferentes esportes. Somente na última semana, foram jogos de voleibol, futsal, futebol feminino… e logo mais volta os jobs na Copa do Brasil, Libertadores e até Bundesliga (campeonato alemão).

“No fim, são competições diferentes, então tenho o costume de chegar duas a três horas antes nos locais. Faço um estudo do time acompanhado de um levantamento de quem vai jogar, os machucados e até uma conferência das pronúncias nas ligas internacionais”, detalha Fontes.

Formado em Jornalismo pela UniSanta, universidade de Santos, sua terra natal e de residência, Fontes começou cedo na área esportiva. Em 2005, um ano antes de concluir a faculdade, já atuava em transmissões de rádio AM, na mesma emissora em que nomes como Cléber Machado e Luis Roberto passaram. De lá, passou para a televisão, atuando em diferentes canais – em um deles, até narrou jogos do Brasileirão para o exterior, entre 2020 e 2023.

Para tanto movimento dentro da área e sempre prezando pela melhor cobertura, o comentarista se inspira em figuras como Paulo Vinícius Coelho.

“Ele me inspirou a ter uma atuação completa. A grande noção tática que ele apresenta nos comentários, lá atrás, era um diferencial porque poucos se preocupavam com essa parte técnica.
Logo percebi que, sem esse conhecimento e investimento, não conseguiria ser completo”, elogia Fontes.

Sonhos e emoção de Leo Fontes

Nas últimas duas semanas, Fontes acabou respirando Olimpíadas – como o mundo todo. No BetBox tv, ele pode ser visto narrando futebol masculino e feminino, voleibol feminino, entre outras modalidades. Seus destaques pessoais são bem extremos: positivamente, ele acredita que a seleção brasileira feminina de futebol surpreendeu e deve fazer bonito na final, marcada para este sábado (10).

Já do lado negativo, Fontes é cirúrgico: “Foi feio demais a França usar o rio Sena poluído para os Jogos. Foi uma forçação de barra desnecessária e é uma grande decepção porque todos sabíamos que eles poderiam ter mais estrutura.”

As Olimpíadas, inclusive, seguem no seu imaginário por um motivo a mais. Muito além de ter a oportunidade de narrar grandes partidas, Fontes sonha em fazer isso presencialmente.

“Um dia quero fazer a cobertura in loco de Olimpíadas e de uma Copa do Mundo. O veiculo não importa, não me seduz mais estar em um grande, como desejava no inicio da carreira. Só de estar em um desses jogos já será uma realização profissional.”

Até lá, Leo Fontes pretende seguir fazendo aquilo que entrega de melhor: sua simplicidade e simpatia ao longo das transmissões.

“As pessoas sempre falam que sou um narrador didático, mas eu gosto de sempre perguntar detalhes simples, porque sei que tem muita gente que assiste não entende certos termos”, explica ele. “O fato é que aprendemos juntos, eu e o comentarista, mas sempre acredito que é gratificante tocar a emoção do torcedor, mesmo aquele que não esteja vendo com imagens”, finaliza.

Compartilhe