JOSÉ GUSTAVO: Futebol espanhol conquista terceiro título em 26 dias, com ouro no masculino

O futebol espanhol vive um grande momento. No dia 14 de julho, a Espanha venceu a Eurocopa fazendo jus ao time que melhor jogou. No dia 28 de julho, a seleção sub-19 (com jogadores nascidos de 2005 em diante) derrotou a França por 2×0 e conquistou a Eurocopa da categoria. E nesta sexta-feira (9), no Parque dos Príncipes, o time treinado por Santiago Denia superou os donos da casa pelo placar de 5×3 na grande final do futebol masculino das Olimpíadas.

A França abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo com Enzo Millot, em falha grotesca de Arnau Tenas. O sistema defensivo espanhol tentou despachar a bola para o campo de ataque, mas Baena cortou apenas parcialmente e ela caiu nos pés do camisa 12. O jogador do Stuttgart chutou de primeira e contou com a colaboração do goleiro adversário.

O empate e a virada vieram com o melhor jogador da competição. Aos 18, Fermín López recebeu um bolão de Baena e chutou no cantinho de Restes para deixar tudo igual. Aos 25, o camisa 11 virou a partida aproveitando um rebote do goleiro francês. Três minutos depois, a seleção espanhola ampliou a vantagem com uma cobrança de falta magistral de Alex Baena.

O jogo parecia se encaminhar para uma vitória espanhola no tempo normal, mas a torcida empurrou e os franceses buscaram o 3×3 na marra. Akliouche saiu do banco e descontou aos 34. Até que, nos acréscimos, Bernabé fez um pênalti infantil. O árbitro brasileiro Ramon Abatti Abel precisou do auxílio do VAR para assinalar a penalidade. Mateta cobrou bem e o jogo foi para a prorrogação.

O herói foi Sergio Camello. O camisa 21 teve dois lances “mano a mano” e concluiu com perfeição. Aos 100 minutos, cavou por cima do goleiro e recolocou a Espanha na frente do placar. O jogador do Rayo Vallecano recebeu uma assistência magistral do goleiro Tenas, e, desta vez, usou o pé canhoto para fazer um “gol de ouro”.

A cronologia e a sequência de trabalho do técnico Santiago Denia:

Começou a trabalhar na base da Espanha em 2010. Em 2017, foi campeão da Eurocopa sub-17 e vice da Copa do Mundo sub-17. Assumiu a sub-19 em julho de 2018 e foi campeão da Eurocopa sub-19 em 2019.
Assumiu a sub-21 em janeiro de 2023. Em março de 2024, completou 200 jogos como técnico de seleções de base da Espanha e foi homenageado pela Real Federação Espanhola. Em agosto de 2024, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos 2024

Será que ano que vem ele vai precisar ir para o futebol mexicano pra ter uma oportunidade como fizeram os brasileiros André Jardine, Paulo Victor e Gustavo Leal? Ou vai continuar trabalhando pra seleção espanhola? Fica o questionamento.

OLIMPÍADAS BETBOX TV

Especialistas comentam as principais movimentações em Paris no site do BetBox tv. Além do programa de apresentação, os entrevistados indicam os destaques e as surpresas nas disputas esportivas de Paris. A programação conta ainda com dicas de resultados, no BetBox Tips, e ações nas redes sociais.

Compartilhe