Primeiro brasileiro a representar o Brasil no ciclismo BMX free style em Jogos Olímpicos, o paulista Gustavo Batista de Oliveira, mais conhecido pelo apelido de Bala Loka, estreou com tudo em Paris. Natural de Carapicuiíba, região metropolitana de São Paulo, o atleta de 21 anos disputou a final da modalidade, que estreou na edição de Tóquio 2020, sem brasileiros.
O ciclista brasileiro cravou a oitava melhor pontuação (85.79) entre 12 competidores. Na fase classificatória, Bala Loka obteve 5.51 na primeira volta e 86.07 na segunda, totalizando 85.79 na Arena La Concorde 2, localizada dentro de um parque urbano na capital francesa. O líder da fase classificatória foi o britânico Kieran Reilly (91.21 pontos), único que cravou acima de 90 pontos em cada volta.
Final com Bala Loka
Na grande decisão, o paulista apresentou menor nível de dificuldade que outros rivais, fez 90.20 e 88.88 nas notas e terminou em sexto lugar. Este é o melhor resultado de um brasileiro nas modalidades de ciclismo nas Olimpíadas.
Estreante em Jogos Olímpicos, o jovem Bala Loka vem colecionando títulos no ciclismo BMX free style. Aos 15 anos, faturou uma etapa da Copa do Mundo na China 2017, em 2017. Foi bronze em 2022 nos Jogos Sul-Americanos e, no ano passado, levou bronze inédito para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile).
*Com informações de Agência Brasil