Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, foi anunciado como reforço da Sauber para 2025. Com a novidade revelada nesta quarta-feira (6), a Fórmula 1 traz de volta a bandeira brasileira à categoria depois de sete anos, desde a aposentadoria de Felipe Massa.
O brasileiro vinha sendo especulado desde julho para o posto. Atual líder do campeonato da Fórmula 2 e campeão da Fórmula 3 em 2023, Bortoleto tem 30 pontos da superlicença (documento exigido para guiar na categoria) e conseguiria os dez restantes só por terminar a temporada, ao menos, em 6º lugar.
O piloto será o 32º brasileiro a integrar a Fórmula 1 e assumirá a vaga de Valtteri Bottas, formando dupla com Nico Hulkenberg.
Assessorado há dois anos por Fernando Alonso por meio da A14, Bortoleto chegou a integrar a Academia de Jovens Pilotos da McLaren, responsável por lançar para a F1 nomes como Lewis Hamilton, Lando Norris e Oscar Piastri.
Sua história no automobilismo começou ao competir de kart aos sete anos de idade, no Brasil, em 2011. Campeão brasileiro e vice estadual da modalidade, na categoria Mirim, mudou-se para a Europa em 2013. Desde então, passou por diversas modalidades, como F2 e F3.
Fonte: GE