O League of Legends (LoL) tem dezenas de segredos e detalhes, tendo Campeões e feitiços. O MOBA (Multiplayer Online Battle Arena, ou Arena de Batalha Multijogador) tem centenas de milhões de jogadores, mas não é tão acessível de cara para novatos, já que é extremamente complexo, cheio de diferentes sistemas e métricas.
Assim, um dicionário de LoL para iniciantes é fundamental. Para entender os conceitos básicos, basta acessar:
A seguir, veremos mais sobre os Campeões, suas possibilidades e como são medidos seus esforços:
Dicionário de LoL para iniciantes: Campeões
Para melhor explicar os Campeões, é preciso dizer que existem duas formas de ataque no jogo:
- Auto-attacks: forma mais básica de ataque de qualquer Campeão, que usa sua arma principal para causar dano a um alvo inimigo.
- Habilidades: poderes únicos de cada Campeão, que os diferenciam e definem seus papéis.
Existem uma série de stats (métricas) utilizadas para mensurar a força dos Campeões no LoL. São elas:
- Health/vida: Pontos de vida que um Campeão tem. Indicado pela cor verde.
- Mana e Energy: usar as poderosas habilidades do LoL tem um preço, que para a maioria dos Champions tem o nome de mana. Outros usam energy. A mana é indicada numa barra azul que aparece debaixo da barra da vida e regenera ao longo do tempo. A energy é indicada na mesma barra, mas em amarelo, e regenera mais rápido que a mana, porém não pode ser recuperada por meio de itens como a outra.
- Attack Damage (AD): também conhecido como Physical Damage (dano físico), representa o dano infligido por auto-attacks. Dependendo do Campeão, também pode aumentar o poder das habilidades. Representado em laranja.
- Ability Power (AP): Aumenta o poder das habilidades, além de alguns itens. Representado em azul.
- Armor: defesa que impede o AD de te derrotar. Uma armor alta é extremamente útil para lutar contra Campeões com ênfase em AD.
- Magic Resist (MR): Armor para as habilidades.
- Attack Speed (AS): rapidez com que o Campeão auto-ataca.
- Cooldown Reduction (CDR): Habilidades têm cooldowns (tempo de espera) para que possam ser utilizadas de novo. Itens com CDR permitem encurtar essa espera.
- Critical Strike Chance: Porcentagem da chance que o próximo auto-attack será crítico, ou seja, dará o dobro de dano que o normal.
- Movement Speed (MS): O quão rápido o Campeão anda pelo mapa.
- Nível: aumentar o nível do Campeão permite aumentar o nível das habilidades (1 a 3). Aumenta-se o nível ganhando experiência por meio de diversas atividades.
Existem mais de 140 Campeões no League of Legends, cada um com suas habilidades únicas. Para organizar todo esse batalhão, existem algumas categorias:
- Assassinos: muito móveis, ofensivos e frágeis. Especialistas em burst damage (muito dano de uma vez só), ou seja, precisam de pouco tempo para eliminar um adversário.
- Lutadores: lidam mais com o corpo a corpo, equilibrados em questão de ofensa, defesa e utilidade.
- Magos: especialistas em dano AP. Geralmente atacam à distância e têm poucas abilidades e stats defensivos.
- Atiradores: Usam muitos auto-attacks (ataques básicos). Têm habilidades que complementam esses ataques. São muito frágeis, com poucas defesas e são o alvo principal da equipe adversária. Por isso, têm que se manter à distância da luta
- Suporte: dá apoio tático ao resto da equipe. Conta com várias habilidades de utilidade, como escudos.
- Tanques: Alta resistência física e mágica, capazes de absorver muito dano e iniciar as lutas, a troco de baixa capacidade ofensiva.
Essas são as informações básicas para começar a entender como cumprir o objetivo do jogo e destruir o Nexus. Porém, existem alguns detalhes a mais que geralmente significam a diferença entre o vencedor e o perdedor.
Dicionário de LoL para iniciantes: Feitiços de Invocador
Além das habilidades individuais de cada Campeão, existem os Feitiços de Invocador, ou Summoner Spells.
- Feitiço de invocador: habilidades adicionais que todos os Campeões em League of Legends possuem. Alguns exemplos são Cura, que restaura vida; Teleporte, permite que o jogador vá para um aliado ou torre aliada; e Exaustão, que reduz a velocidade e dano de um inimigo.
Runas: mais uma camada de personalização
- Runas: sistema de personalização que permite aos jogadores escolher uma série de atributos para fortalecer seus Campeões antes do começo da partida.
Elas são divididas em árvores, com caminhos que vão desbloqueando diversas habilidades:
- Precisão: voltada para AD (dano físico);
- Dominação: aumentam a chance de ataque crítico;
- Feitiçaria: voltada para habilidades e redução de tempo de espera das mesmas;
- Determinação: foca em durabilidade e defesa;
- Inspiração: Oferece bônus de ouro e utilidade, como escudos.