Basta dois minutos de conversa com Eder Mota para saber que o cara é gigante. Com apenas 29 anos, ele é a voz da Maratona Internacional de São Paulo e conhecido por seu talento na locução dentro do atletismo. Nas redes sociais, gerencia os perfis VMAX e Canal da Veia, dedicados às corridas e diferentes modalidades de velocidade. Agora, nas Olimpíadas, seu coração bate ainda mais forte ao acompanhar grandes nomes do esporte.
Em entrevista ao BetBox tv, Mota conta que começou sua trajetória no atletismo aos 18 anos – uma idade já considerada velha para iniciantes. Aos poucos – mesmo dividindo seu treino com crianças de 12 anos -, ele foi percebendo onde se encontrava melhor:
“Quando se começa no atletismo, é normal fazer rodízio em todas as provas, para ver a sua capacidade. Eu já entrei meio tachado como marcha atlética, para competir nos jogos regionais. Aí passei a correr os 100m, 200m… fiz salto, participei de regionais até 2018”, detalha ele. “Eu sempre gostei de competir 200m, mas meu corpo foi feito para os 400m.”
Formado em Educação Física pela Estácio, Eder Mota acabou se desenvolvendo em outras frentes, muito além das arenas e baterias de provas. Após ingressar na Federação Paulista de Atletismo em 2017, o especialista foi se moldando, passando a fazer narração de provas e publicando conteúdos sobre o esporte nas redes sociais.
Para ele, seu diferencial foi sempre entregar o além do comum. Nas locuções de prova, ficou conhecido por falar mais sobre o histórico de cada competidor, suas especificidades e até as marcas ao longo do ano. Na web, gerenciando seus perfis sobre corrida, fazia cortes rápidos em vídeo de competições internacionais – o que chamou a atenção até mesmo de órgãos internacionais de atletismo.
“Em um dos mundiais de atletismo, eu subia os vídeos das provas tão rápidamente que achavam que eu tinha uma equipe gigantesca por trás. Diziam que só podia ter dedo da Globo (risos), mas era eu sozinho. Eu e meu Samsung branquinho, lembra?”, recorda, entre risadas.
Agora, em 2024, já se conformou que não tem mais rendimento para ser maratonista. Por isso, lhe resta a vontade de fazer a diferença na comunicação.
“O tempo passa e a gente tem que aceitar que ficou velho. Agora eu trabalho com a conexão de atletas a marcas esportivas. Vejo que irei comunicar atletismo até falecer.”
Um pouco desse talento pode ser visto aqui no BetBox tv. Na semana passada, Mota comentou os principais favoritos dentro do esporte no “Especial Olimpíadas” e, nos próximos dias, ele falará suas impressões sobre as primeiras disputas em texto nos nossos canais. Não perca!
Veja a participação de Eder Mota no Especial Olimpíadas