Especial Olimpíadas: José Gustavo, da Olheiros, fala sobre futebol nos Jogos de Paris; confira melhores momentos

As Olimpíadas de Paris estão só começando e o BetBox tv está ao lado de quem entende do assunto. De quarta-feira (24) a sexta (26), sempre às 16h, o canal exibe o “Especial Olimpíadas”, um bate-papo descontraído com especialistas em futebol masculino, surfe e atletismo – um a cada dia. Na conversa comandada por Juliano Maesano, será possível conhecer a história dos esportes e conferir análises técnicas dos favoritos do maior evento esportivo do mundo.

Especial Olimpíadas: Futebol com José Gustavo

Nesta quarta-feira (24), o programa recebeu José Gustavo, jornalista e especialista em futebol de base. Além de produzir conteúdo para suas próprias redes, ele também é administrador da página Olheiros e atua no Instagram do Portal da Base Brasil. Gustavo já acompanhou mais de 100 jogos in loco.

Para os que não sabem, categorias de base, muitas vezes chamadas apenas de “base” ou “academia”, são os pilares do desenvolvimento de talentos no futebol. Elas consistem em equipes de jogadores jovens, geralmente com idades entre 6 e 20 anos, que são treinados e preparados para potencialmente jogar em equipes profissionais no futuro. Não raramente, um jogador revelado pela base vai logo começar sua carreira internacional.

“A base é o começo de tudo. E se a gente tratar mal a base, o profissional também vai ser tratado mal por tabela. Todo mundo fala: ‘A gente tem que investir mais no futebol feminino, tem que ter mais oportunidades…’. Tem, mas isso é na sub-11, sub-12. Quanto mais cedo essas garotas e garotos começarem, melhor vão se desenvolver”, opina Gustavo.

O jornalista aponta o investimento na base como benéfico não apenas para o futebol feminino, mas também para a seleção masculina, que passa por um momento difícil. Ele trouxe à tona o fato do Brasil sub-15 e sub-16 serem comandadas pelo mesmo treinador, e como esse acúmulo de cargos é bem comum na área.

A CBF também não escapou ilesa de críticas, já que organiza apenas quatro campeonatos por ano para os times de base: os Campeonatos Brasileiros sub-20 e sub-17, e as Copas do Brasil sub-20 e sub-17. Em comparação, a Espanha conta com seleções de base até o sub-13 e alta frequência de jogos. A desvalorização da comissão técnica também foi reconhecida, além dos problemas de administração que a CBF enfrentou no período.

“Precisamos ter um processo melhor definido, contratar treinadores competentes, fazer torneios para os jogadores participarem… A gente não tá fazendo nem o mínimo”, afirma José Gustavo.

Gabi portilho, provável
Gabi Portilho, atacante da seleção brasileira. Imagem: Instagram/Reprodução

José Gustavo palpita sobre futebol feminino

Dentre os assuntos comentados, está a presença do Brasil no futebol feminino e como deverá ser seu desempenho. O país está no mesmo grupo que a Nigéria, Espanha e Japão – sendo as duas últimas potencialmente mais perigosas.

“Caímos num grupo muito difícil. A Espanha está bem cotada nas casas de apostas. O Japão também tá muito equilibrado. Acreditamos que a Nigéria vai ser um pouco mais tranquila… Temos que ganhar nesta quinta de qualquer jeito, começar ganhando. Porque depois vai vir só pedreira”, opina José Gustavo sobre o grupo do Brasil.

Gustavo concluiu sua fala sobre a seleção feminina confiante na escalação do técnico Arthur Elias. A escalação foi criticada após não levar a consagrada atacante Cristiane, e optando por levar Marta como artilheira.

“Eu acho que a gente tá em boas mãos. A Cristiane pode estar mais no fim da carreira, e a Marta vai poder fazer esse papel de liderança, de referência. Assim, como o Cristiano Ronaldo, acho que ela pode jogar quando quiser, ela é essa pessoa para o Brasil”, conclui.

Quer assistir a entrevista na íntegra? Confira abaixo no canal do BetBox tv!

ESPECIAL OLIMPÍADAS BETBOX TV

QUANDO: Quarta-feira (24/7) a Sexta-feira (26)

HORÁRIO: 16h

ENTREVISTADOS:
Quarta: José Gustavo Silva (@zegustavo97) – Futebol feminino
Quinta: Marcelo Freire (@marcelofreirenoronha) – Surfe
Sexta: Eder Mota (@vmax_oficial) – Atletismo

ONDE VER: BetBox tv. Canal 580 da nova parabólica (Banda Ku) e no site www.betboxtv.com

Compartilhe