Faker cita príncipe saudita

Faker, um dos maiores do LOL, cita príncipe saudita em brincadeira e gera polêmica

Faker, considerado o maior jogador de League of Legends da história por muitos streamers, causou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (13). Em um post no Twitter, o time do mid-laner, T1, fez uma enquete em que seus jogadores escolhiam três celebridades com as quais gostariam de jantar. O tetracampeão mundial Faker então citou o príncipe da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, também primeiro-ministro do país.

No post: “Com quem eu quero jantar com ZOFGK (sigla das iniciais dos jogadores)! Faker respondeu seus principais convites: o jogador de futebol Son Heung-min, do Tottenham, Woo Sang-hyeok, atleta sul-coreano de salto em altura, e Mohammed Bin Salman, príncipe herdeiro e chefe de estado da Arábia Saudita.

Quem é Mohammed Bin Salman, príncipe saudita citado por Faker

Mohammad bin Salman Al Saud é o príncipe herdeiro da Arábia Saudita e primeiro-ministro do país desde 2022. Ele também é o dono do Al-Hilal, atual time de Neymar Jr. O líder político está envolvido em diversos casos que ferem os direitos humanos.

Além disso, ele é acusado pela CIA (Centro de Inteligência Americana) de ser o mandante do assassinato de Jamal Khasoggi, um jornalista forte opositor ao governo saudita morto na Turquia em 2018, em um caso que chocou o mundo.

De modo geral, o estado saudita tem diversas leis em vigência que são criticadas por sua opressão a grupos minoritários, como medidas que criminalizam a homossexualidade sob a lei islâmica (Sharia), com punições severas incluindo a morte. Existe ainda a Lei de Estado Pessoal, que faz as mulheres locais precisarem de permissão de um tutor masculino para casar, além de serem submissas aos maridos.

Por que Faker citou Bin Salman?

A resposta de Faker na brincadeira não foi aleatória. A Arábia Saudita almeja se tornar o polo dos esportes eletrônicos no mundo. O país está sediando um dos maiores eventos na história do ramo, a Copa do Mundo de Esports.

Ademais, recentemente, o país anunciou um fundo de investimento para 30 organizações de esports ao redor do mundo. Dentre as escolhidas estão as equipes brasileiras FURIA e LOUD. Os times receberão uma quantia de até “seis dígitos” para aumentarem sua estrutura, entrarem em novas modalidades de esports e reingressarem em modalidades que participaram no passado.

Além do mais, devem se expandir para mercados internacionais e criar mais conteúdo para os fãs.

Faker príncipe saudita
Momento da transmissão ao vivo da final do Mundial de LoL, em que um sheik se junta à T1 para comemorar. Imagem: Divulgação/Esports World Cup

Fique ligado!

Não deixe de seguir as últimas informações sobre o mundo das apostas, poker e eSports aqui no BetBox TV. Estamos disponíveis no YouTube e em todas as redes sociais.

Compartilhe