Especial Olimpíadas: maratonista Eder Mota fala sobre atletismo nos Jogos de Paris; assista

As Olimpíadas de Paris começaram oficialmente na sexta-feira (26) e o BetBox tv está ao lado de quem entende do assunto. De quarta-feira (24) a sexta (26), o canal exibiu o “Especial Olimpíadas”, um bate-papo descontraído com especialistas em futebol masculino, surfe e atletismo – um a cada dia. Na conversa comandada por Juliano Maesano, foi possível conhecer a história dos esportes e conferir análises técnicas dos favoritos do maior evento esportivo do mundo.

Especial Olimpíadas: Atletismo com Eder Mota

Na sexta-feira (25), o programa recebeu Eder Mota, especialista em atletismo e comunicador. Apresentador do canal “Corrida na Veia” no Instagram, Mota gerencia seu perfil pessoal, que conta com mais de 29 mil apaixonados pelo esporte. Além disso, desde 2021, ele é a voz da Maratona Internacional de São Paulo, da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e das 10 Milhas Garoto.

“Eu comecei nos esportes aos 12 anos, no mundo das lutas, e sou apaixonado ainda por boxe até hoje. Conheci o atletismo só aos 18 anos, idade que já é bem velha para quem é atleta profissional. Fiquei nas provas de velocidade até os meus 21, quando eu parei de treinar, e voltei aos 25 quando saí da Confederação Brasileira (de Atletismo)”, relembra Eder.

Com toda essa experiência, Eder compartilhou quem são os seus favoritos para algumas da modalidades do atletismo nestas Olimpíadas.

“Uma de nossas melhores chances é no 400m com barreira com Alisson dos Santos, bronze em Tóquio. O problema é que os seus concorrentes também chegam bem: Karsten Warholm, campeão olímpico e recordista mundial, e o americano Rai Benjamin. O pódio já está praticamente definido com esses três, só se acontecer algo excepcional não vai sair assim. Minha aposta é no Rai Benjamin campeão, Alisson em segundo e Karsten em terceiro”, opina.

Alisson dos Santos em prova dos 400m nas Olimpíadas de Tóquio em 2021. Imagem: Foto: Wander Reprodução/Agência O Globo

Além dos 400m com barreira, Eder Mota também acredita que Caio Bonfim é um dos favoritos a medalha na marcha atlética (modalidade em que a progressão de passos acontece de maneira que o atleta sempre mantenha contato com o solo com, pelo menos, um dos pés). Vivian Lira também é sua aposta na marcha e nos 400 metros com barreira feminino. Além dos brasileiros, Pedro Pablo Pichard e Jordan Díaz também são destaques – sendo o espanhol Pichard o grande favorito de Eder.

Eder Mota comenta o atletismo no Brasil fora dos Jogos Olímpicos

Eder Mota também aproveitou o tempo no BetBox tv para falar um pouco do atletismo fora da janela das Olimpíadas, quando o interesse externo diminui. Sabe-se sobre a falta de apoio que os atletas enfrentam, e Mota, que já foi atleta e trabalhou na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), oferece uma perspectiva única sobre o assunto:

“O problema não é o CNPJ, é o CPF por trás do CNPJ. ‘“’A entidade é sagrada’”’, como um amigo meu dizia, mas as pessoas que a comandam têm uma educação do século XIX, nasceram no século XX e querem passar pro XXI. As pessoas mandantes no atletismo precisam se atualizar e entender como trazer prestígio. Por exemplo, a bolsa atleta é uma desvalorização desde que foi criada. A política interna ainda interfere muito.”

“A internet possibilitou uma difusão muito maior do esporte, que poderia ficar só na bolha.

O atleta, infelizmente, não pode ser só atleta hoje. Ele consegue contar a vida dele toda pelo telefone, compartilhar treino e engajar com o que as pessoas gostam de ver”, finaliza Eder.

Quer assistir a entrevista na íntegra? Confira abaixo no canal do BetBox tv!

As disputas do atletismo vão do dia 1 até 11 de agosto, englobando maratona e outras etapas indoor, como revezamento e salto. Ao longo da programação, além do “Especial Olimpíadas”, o “BetBox Tips” terá edições especiais dedicadas às modalidades. Os espectadores poderão conferir as estatísticas e saber em quem apostar em dezenas de esportes, a partir da visão de especialistas em betting do canal.

Até o dia 11 de agosto, as Olimpíadas também terão cobertura especial no site e nas redes sociais do BetBox tv, com entrevistas especiais e análises pós-jogo.

Compartilhe