Considerado a modalidade mais popular do poker, o Texas Hold’em é jogado com um baralho de 52 cartas, distribuídas em quatro naipes: copas, espadas, ouros e paus. A sequência das cartas vai do 2 ao Ás, e é com essas cartas — combinadas ou não com os naipes — que se formam as mãos vencedoras ou perdedoras no jogo. Veja abaixo o ranking das cartas mais altas do poker.
No Texas Hold’em, o Ás é a carta mais forte, enquanto o 2 é a mais fraca. Cada jogador recebe duas cartas fechadas, que são suas cartas individuais. A combinação mais poderosa que um jogador pode ter é um par de Áses, uma mão extremamente difícil de ser superada. Em contraste, a combinação mais fraca é um 2 e um 7 de naipes diferentes. Essas cartas, além de baixas, têm poucas chances de se conectar para formar sequências ou outras mãos fortes.
Além das duas cartas pessoais, o Texas Hold’em também conta com até cinco cartas comunitárias que são distribuídas na mesa, visíveis a todos os jogadores. Durante a partida, essas cartas comunitárias são reveladas em etapas: o flop (três cartas), o turn (uma carta adicional) e o river (a última carta). O objetivo é formar a melhor mão possível com cinco das sete cartas disponíveis — as duas cartas individuais de cada jogador e as cinco comunitárias. Caso a partida chegue ao final, a mão vencedora será a que formar a melhor combinação possível de cinco cartas, usando tanto as cartas pessoais quanto as comunitárias.
Ranking das cartas mais altas do poker
- Royal Straight Flush: sequência do 10 ao ás, com todas as cartas do mesmo naipe.
- Straight Flush: sequência de qualquer ordem, com todas as cartas do mesmo naipe.
- Quadra: 4 cartas iguais.
- Full House: uma trinca e uma dupla.
- Flush: 5 cartas do mesmo naipe.
- Straigh (sequência): 5 cartas seguidas, com naipes diferentes.
- Trinca: 3 cartas iguais e outras duas quaisquer.
- Dois pares: dois pares iguais e uma outra carta qualquer.
- Par: 2 cartas iguais e outras 3 quaisquer.
- Hight Card: ter a carta mais alta em relação ao oponente.
Fonte: GE