As mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 são Phryge Olímpica e Phryge Paralímpica e devem dar ainda mais personalidade à festa do esporte, com início marcado para 26 de julho.
As personagens foram inspiradas nos icônicos barretes frígios e são um símbolo duradouro da liberdade na história francesa, frequentemente associados à figura de Marianne, que representa a República Francesa. Presentes em prédios governamentais, moedas e selos, os barretes frígios são uma referência cultural profundamente enraizada.
Historicamente, os barretes frígios – mais comumente conhecidos como gorros – simbolizam liberdade desde os tempos romanos, quando eram usados por escravos libertos. Este símbolo atravessou fronteiras, aparecendo em diversos emblemas nas Américas, conhecido também como gorro da liberdade. Na França, ele se consolidou como um dos emblemas da República, celebrando ideais de liberdade e inclusão.
Qual é a missão das Phyrges
Para os Jogos de 2024, as Phryges retornam com uma missão clara: demonstrar ao mundo que o esporte é uma força transformadora, digna de destaque na sociedade. As mascotes, pequenas e vibrantes, são bordadas nas cores da bandeira francesa – vermelho, branco e azul – com o logo de Paris 2024 na frente. Suas expressões desafiadoras são acentuadas por uma ‘coroa da França’, um nó de laços que serve como ornamento nacional.
A Escolha das Mascotes
Desde a introdução de Shuss, a primeira mascote olímpica, nos Jogos Olímpicos de Inverno Grenoble 1968, mascotes têm desempenhado um papel importante como embaixadoras do Movimento Olímpico.
As Phyrges foram reveladas pela primeira vez em 14 de novembro de 2022, com discurso do presidente dos Jogos de Paris 2024, Tony Estanguet.
“Escolhemos um ideal em vez de um animal”, disse Estanguet. “O barrete frígio é um símbolo muito forte da República Francesa. Para os franceses, é um objeto muito conhecido que é sinônimo de liberdade. O fato de que a mascote Paralímpica tem uma deficiência visível também manda uma forte mensagem: a promoção da inclusão”.
Mascote paralímpica
A inclusão de uma mascote paralímpica com deficiência visível reforça a mensagem de que o esporte é para todos, promovendo a diversidade e a inclusão em um dos maiores palcos esportivos do mundo. A diferença é que a Paralímpica possui uma prótese para corrida, sendo um modelo para muitos e dando máxima visibilidade às pessoas com deficiência.
Fique ligado!
Não deixe de seguir as últimas informações sobre o mundo das apostas, poker e eSports aqui no BetBox TV. Estamos disponíveis em todas as redes sociais e no YouTube.
Veja também