Após o vazamento de informações pelo ex-Rioter Montecristo, a Riot Games confirmou nesta segunda-feira, por meio de uma declaração do COO da empresa, Riot Magus, que, a partir de 2025, as equipes de League of Legends (LoL) e VALORANT poderão firmar parcerias com bets. A notícia marca uma mudança importante no modelo de patrocínios dentro dos eSports, criando uma nova categoria de apoio financeiro para as equipes, mas com diversas condições impostas pela Riot para garantir a integridade das competições e a experiência dos fãs.
A decisão de permitir que as casas de apostas se envolvam com as equipes foi resultado de um planejamento cuidadoso, e visa desbloquear novas oportunidades de receita para os times, sem comprometer a transparência e a confiança nas competições. Contudo, a Riot se apressou em destacar que, apesar dessa nova categoria de patrocínio, as apostas não terão visibilidade nos canais de comunicação da empresa. A política da Riot estabelece que nenhuma marca de apostas será veiculada em suas transmissões, redes sociais ou nas camisas das equipes durante os eventos oficiais.
“Os canais de propriedade da Riot não vão divulgar apostas. Nenhuma marca de apostas aparecerá em nossas transmissões, redes sociais ou camisas”, afirmou Magus, destacando a preocupação da desenvolvedora com a integridade competitiva do cenário de esports.
Além disso, a Riot fará uma avaliação criteriosa de todas as casas de apostas interessadas em se associar aos times. Essas plataformas precisarão atender não apenas aos requisitos locais de licenciamento e regulamentação dos países em que operam, mas também às normas específicas de integridade e engajamento com os fãs, exigidas pela própria Riot. Em outras palavras, qualquer plataforma de apostas que queira se tornar parceira de um time precisará estar em conformidade com uma série de regras para garantir que a experiência do público não seja prejudicada.
A medida, que abre um novo mercado de patrocínios para os esports, será cuidadosamente monitorada pela Riot. A empresa afirmou que, dependendo dos resultados dessa implementação inicial, a abordagem poderá ser expandida ou refinada ao longo do tempo, caso seja necessário ajustar a estratégia para preservar a qualidade das competições e a experiência dos fãs.
Times de LoL e VALORANT Podem Receber Patrocínios, Mas Com Restrições
É importante destacar que a nova política de parcerias com casas de apostas se aplica apenas aos times franqueados de League of Legends e VALORANT. Isso significa que as equipes que participam dessas competições e têm contratos com a Riot poderão explorar essas parcerias, mas apenas dentro dos parâmetros estabelecidos pela empresa.
A Riot também deixou claro que não permitirá que as apostas sejam mencionadas durante suas transmissões oficiais, nem que as equipes usem logos ou nomes de casas de apostas em seus uniformes. Isso segue a tendência de limitar a visibilidade das apostas dentro das competições, o que implica que transmissões realizadas por plataformas de terceiros, ou costreaming, também deverão seguir a política de não mencionar apostas.
Fonte: Mais eSports